Seminário sobre águas subterrâneas realiza-se em abril

  • 23 fevereiro 2022, quarta-feira
  • Água

A Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos está a organizar o 13º Seminário sobre Águas Subterrâneas, que irá decorrer no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa a 28 e 29 de abril.

Esta edição terá como tema principal o papel das águas subterrâneas na sustentabilidade das cidades do século XXI.

“A escassez, a qualidade e a drenagem da água surgem como questões-chave de interesse público sendo fatores importantes para o crescimento e sustentabilidade das cidades ao redor do mundo”, explicou a organização do seminário em comunicado divulgado.

De acordo com a mesma nota, em meio urbano, as intervenções no subsolo têm impacto i) na recarga e nos níveis piezométricos das reservas hídricas subterrâneas, ii) no transporte e no destino de contaminantes, iii) nas interações entre as águas superficiais e as águas subterrâneas e iv) na estabilidade geotécnica dos terrenos.

“Acresce que, tendo o nosso país uma maior densidade populacional na faixa litoral, fenómenos de intrusão salina provocados pela sobre-exploração e pela subida do nível médio do mar podem contribuir para a salinização de aquíferos costeiros”, afirmou.

A organização referiu que estas questões devem ser encaradas de forma integrada, pois é necessário “alimentar as cidades, regar os espaços verdes, abastecê-las de água para consumo e atividades económicas, sem negligenciar as necessidades hídricas dos ecossistemas e a estabilidade das estruturas construídas”.

Para responder a estes desafios é necessário implementar metodologias que privilegiem uma equilibrada utilização dos solos, que combatam a escassez hídrica, que permitam inovar na prospeção, monitorização e tratamento de água, bem como implementar políticas públicas que estimulem a economia, a eficiência de sistemas de irrigação e distribuição e o cumprimento de normas integradas da proteção dos recursos hídricos e da estabilidade das construções, acrescentou a mesma fonte.

Os resumos podem ser submetidos até 31 de março e devem abordar um dos seguintes temas:

  • Massas de águas subterrâneas, sistemas aquíferos e território
  • Gestão da recarga de aquíferos
  • Sensores IoT e digitalização
  • Prospeção – exploração e usos sustentáveis
  • Vulnerabilidades/proteção - Recuperação/remediação
  • Processos hidrogeológicos
  • Modelação matemática e numérica
  • Geotermia e geotecnia
  • Visão institucional das águas subterrâneas - gestão e legislação
  • Investigação e ensino

As inscrições podem ser efetuadas através do formulário disponibilizado online.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.