Semana Europeia da Prevenção de Resíduos inicia a 20 de novembro

Vai realizar-se de 20 a 28 de novembro mais uma edição da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) com o tema “Comunidades circulares”.

Nesta iniciativa anual e a que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) se associou desde 2019, enquanto coordenadora e participante, pretendem promover-se ações desenvolvidas por cidadãos, organizações privadas ou entidades públicas, alertando para a necessidade da prevenção e redução de resíduos, na Europa, “não só durante o período de 20 a 28 de novembro, mas idealmente que perdurem no tempo, sendo adotadas como novos hábitos com vista à redução da produção de resíduos”, referiu a APA em comunicado divulgado.

“Numa sociedade tão focada no consumo, torna-se importante realçar a necessidade de mudança de hábitos, e procura de alternativas e comportamentos ambientalmente mais sustentáveis e amigas do ambiente”, disse a associação, acrescentando que “tanto as comunidades como os indivíduos que dela fazem parte devem unir esforços, encontrar soluções, partilhar ideias, para que em conjunto possam potenciar a redução dos resíduos, alcançar o ‘desperdício zero’ e promover atividades circulares”.

As entidades públicas, associações, ONG/ONGA, empresas, estabelecimentos de ensino, e outros organismos ou até cidadãos individuais que estejam interessados em realizar uma ação de sensibilização sobre a redução do consumo, a reutilização de produtos e materiais, reciclagem ou limpeza de resíduos durante esta Semana Europeia podem participar como promotores.

As melhores ações apresentadas serão premiadas em seis categorias. As inscrições, no site da EWWR, terminam às 10 horas do dia 15 de novembro.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.