Semana Europeia da Mobilidade da Amadora realiza-se em setembro

A Câmara Municipal da Amadora e a Associação para a Promoção Solidária da Sustentabilidade na Mobilidade Humana – EcoMood Portugal estão a promover a Semana Europeia da Mobilidade da Amadora, que irá decorrer entre 16 e 22 de setembro.

O evento tem como objetivo promover mentalidades e comportamentos mais sustentáveis no que diz respeito à mobilidade, e “destina-se também à implementação de medidas e soluções que perdurem, que alterem para melhor as cidades europeias que abraçam este desafio anual”, lê-se em comunicado divulgado pela EcoMood.

O tema europeu da Semana da Mobilidade deste ano alia a sustentabilidade à saúde, “abordagem que não podia ser mais atual, dada a situação complicada que a humanidade está a viver com a pandemia”, lê-se na mesma nota.

O evento também pretende incentivar a aliança entre o exercício físico e a saúde mental, “porque uma mobilidade mais sustentável e racional proporciona cidades mais amigas e inteligentes, e cidadãos mais felizes e saudáveis”.

Um dos principais focos será a cativação e a recuperação de passageiros para os transportes públicos, não só através do incentivo a melhorias na sua oferta, como de evoluções paradigmáticas na abordagem dos cidadãos “àquela que deverá ser a base da mobilidade humana”.

Também serão promovidas outras formas de mobilidade, tais como a partilha de veículos, o uso de bicicletas, de trotinetas e o andar a pé.

Ao longo do programa do evento irão decorrer diversas atividades, tais como passeios pedonais, de bicicleta, para carros elétricos e uma volta metropolitana à Amadora, diagnósticos gratuitos às bicicletas amadorenses, conversas online e apelo aos automobilistas para não estacionarem e evitarem parar nas paragens de autocarros da cidade.

Conferência OnMobility

Também no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade da Amadora irá decorrer, no dia 21 de setembro, a 4º OnMobility uma conferencia híbrida plug-in, ou seja, com a hipótese de participar ou assistir tanto presencial, nos Recreios da Amadora, como digitalmente.

Com o título “(Re)Pensar a Mobilidade InterUrbana”, o evento deste ano abordará duas temáticas principais: os transportes públicos enquanto base da mobilidade sustentável e a tecnologia no futuro da mobilidade.

“O principal objetivo é estabelecer linhas de comunicação e aproveitar sinergias, conhecimentos e experiências entre importantes e diferenciados agentes desta área, desde organismos estatais e municipais, a associações e empresas”, lê-se no comunicado.

A inscrição para a conferência OnMobility pode ser efetuada na página do evento.

O programa completo da Semana Europeia da Mobilidade da Amadora pode ser consultado na página da EcoMood.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.