Renováveis crescem, mas com assimetrias regionais

FOTO: This_is_Engineering / pixabay

As Estatísticas de Energia Renovável 2025 divulgadas pela Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) mostram que, apesar de a capacidade de energia renovável crescer mais de 15 % em 2024, a diferença de crescimento aumenta entre as regiões

A Ásia tem mantido sua posição de liderança desde os últimos anos, respondendo por 71 % da nova capacidade de energias renováveis em 2024, seguida pela Europa e pela América do Norte (respetivamente, contribuíram com 12,3 % e 7,8 % para o acréscimo). Já a África, a Eurásia, a América Central e o Caribe, juntos, responderam por apenas 2,8% do acréscimo total de capacidade de energias renováveis.

Para o diretor-geral da IRENA, Francesco La Camera, citado em comunicado da IRENA, "é fundamental eliminar a divisão e fechar a lacuna de investimento entre países e regiões. Isso requer políticas direcionadas, financiamento internacional e parcerias que libertem capital e tecnologia onde são mais necessários."

A IRENA reconhece que os 582 GW de capacidade renovável adicionados em 2024 foram um aumento anual recorde, mas ainda aquém do ritmo necessário para atingir a meta global de triplicação de 11,2 TW até 2030.

Se a mesma taxa de crescimento anual continuar, o mundo atingirá apenas 10,3 TW de capacidade de energias renováveis, perdendo a meta em 0,9 TW. Para atingir a meta até 2030, seria necessário que a capacidade de geração de energia renovável se expandisse ainda mais rapidamente, a uma taxa anual de 16,6 %, em menos do que os cinco anos restantes, alerta a agência.

A tendência da capacidade de energias renováveis também revela a predominância da energia solar e eólica. Ambos foram responsáveis, em conjunto, por 97,5 % de todas as adições líquidas de energias renováveis em 2024, com a energia solar a aumentar em 453 GW. Segue-se a eólica, com 114 GW de adição de capacidade total de energias renováveis.

O relatório também mostra o crescimento contínuo da geração de energia renovável, impulsionado pela energia solar e eólica. A eletricidade renovável cresceu 5,6 % em 2023 em comparação com 2022, tendo alcançado 8.928 terawatts-hora. Enquanto isso, a energia não renovável cresceu apenas 1,2% em 2023 em comparação com 2022. Dessa forma, as fontes de energia renovável foram responsáveis por quase 30 % da geração global de eletricidade até 2023.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.