Renováveis abastecem 59% do consumo de eletricidade até outubro

  • 03 novembro 2021, quarta-feira
  • Energia

A produção renovável abasteceu 59 por cento do consumo de eletricidade em Portugal nos primeiros dez meses do ano, repartida pela hidroelétrica com 25 por cento, eólica com 24 por cento, biomassa com seis por cento e fotovoltaica com quatro por cento.

Segundo dados da REN – Redes Energéticas Nacionais, a produção não renovável abasteceu 31 por cento do consumo, repartida por gás natural, com 29 por cento, e carvão, com dois por cento, enquanto os restantes dez por cento foram abastecidos por importação.

No período já decorrido do ano, o índice de produtibilidade hidroelétrica registou 1,09 (média histórica igual a 1) e o de produtibilidade eólica 0,97 09 (média histórica igual a 1).

Os dados da REN indicam que o consumo de energia elétrica recuou 0,9 por cento em outubro face ao mesmo mês de 2020, mas que, corrigindo os efeitos de temperatura e número de dias úteis, houve uma subida de 0,3 por cento.

De janeiro a outubro, o consumo de energia elétrica cresceu 1,5 por cento face ao mesmo período de 2020, ou 2,2 por cento em dados corrigidos dos efeitos de temperatura e dias úteis.

Em relação ao mesmo período de 2019, o consumo de eletricidade registou uma quebra de 1,9 por cento.

Ainda segundo os dados da REN, no mês de outubro, as condições foram negativas para a produção renovável, com o índice de produtibilidade hidroelétrica a registar 0,52 (média histórica igual a 1) e o de produtibilidade eólica a registar 0,87 (média histórica igual a 1).

No mesmo mês, a produção renovável abasteceu 44,5 por cento do consumo, a não renovável abasteceu 34 por cento, enquanto os restantes 21,5 por cento corresponderam a energia importada.

No consumo de gás natural acentuou-se a tendência de quebra registada nos últimos meses, com uma contração de 15 por cento em outubro face a idêntico período de 2020, resultante de descidas de dez por cento no mercado de produção de energia elétrica e de 18 por cento no segmento convencional, que abrange os restantes consumos.

O consumo de gás natural baixou 4,7 por cento de janeiro a outubro face ao período homólogo de 2020, com o segmento convencional a registar uma variação positiva de 1,8 por cento, mas com o segmento de produção de energia elétrica a recuar 16 por cento.

Em relação ao mesmo período de 2019, o consumo de gás natural recuou cerca de seis por cento entre janeiro e outubro deste ano.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.