Renováveis abastecem 59% do consumo de eletricidade em 2021

  • 04 janeiro 2022, terça-feira
  • Energia

A produção de energia renovável abasteceu 59 por cento do consumo de eletricidade em Portugal em 2021, com destaque para a energia eólica, que representou 26 por cento, enquanto a produção não renovável abasteceu 31 por cento, segundo dados da REN – Redes Energéticas Nacionais

De acordo com a REN, dos 59 por cento do consumo de eletricidade abastecido por produção de energia de fontes renováveis no ano passado, 26 por cento correspondem a energia eólica, 27 por cento a hidroelétrica, 7,0 por cento a biomassa e 3,5 por cento a fotovoltaica.

No caso da energia solar fotovoltaica, ainda que tenha continuado a ser a menos significativa no conjunto das renováveis, a REN destacou o seu crescimento acentuado (37 por cento) face ao ano anterior.

Já quanto aos 31 por cento do consumo de eletricidade abastecidos por produção de energia não renovável em 2021, 29 por cento dizem respeito a carvão, com a última central encerrada no final de novembro (Pego, em Abrantes) a representar menos de 2,0 por cento.

Os restantes 10 por cento correspondem a importação.

Em 2021, o índice de produtibilidade hidroelétrica registou 0,93 (média histórica igual a 1) e o de produtibilidade eólica 1,01 (média histórica igual a 1).

Quanto ao consumo de eletricidade no ano passado, registou-se um crescimento de 1,4 por cento, ou 1,7 por cento com correção de temperatura e dias úteis, mas ficou ainda a 1,7 por cento do valor registado em 2019.

Já o consumo total de gás natural registou, no período em análise, uma variação negativa de 4,6 por cento, face ao período homólogo, que resultou de quedas de 1,5 por cento no segmento convencional e de cerca de 10 por cento no segmento de produção de energia elétrica.

Quando comparado com 2019, o consumo de gás natural registou uma queda de 6,0 por cento.

No mês de dezembro, o consumo de energia elétrica caiu 1,0 por cento, face ao mesmo mês de 2020, que se acentua para 1,8 por cento considerando os efeitos da temperatura e número de dias úteis.

Naquele mês, explicou a REN, as condições mantiveram-se muito negativas para a produção hidroelétrica, com o índice de produtibilidade respetivo a não ultrapassar os 0,42 (média histórica igual a 1), ao contrário da produção eólica que registou um índice particularmente elevado, com 1,37 (média histórica igual a 1).

A produção renovável abasteceu 66 por cento do consumo em dezembro, a não renovável abasteceu 26 por cento, enquanto os restantes 8,0 por cento corresponderam a energia importada.

Já no mercado de gás natural, manteve-se em dezembro a tendência verificada nos últimos meses, ainda condicionada pelas condições atuais do mercado, com o segmento convencional a registar uma contração homóloga de 18 por cento, enquanto o consumo global caiu apenas 1,0 por cento devido ao comportamento positivo do segmento de produção de energia elétrica que registou um crescimento homólogo de 50 por cento, quase compensando a redução do segmento convencional.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.