COP28, Dubai

Fotografia: Christopher Pike_UN Climate Change
(...) Em 1972 realizou-se em Estocolmo a Conferência das Nações Unidas (NU) sobre o Ambiente Humano, conhecida abreviadamente por Conferência de Estocolmo, a primeira grande reunião de chefes de Estado, organizada pelas NU, para tratar questões relacionadas com o Ambiente.
À época, ainda não se falava em Desenvolvimento Sustentável, mas a Conferência de Estocolmo constituiu um marco pelas preocupações já aí expressas para conjugar o desenvolvimento económico com a preservação do Ambiente. Através dos 26 princípios constituintes da declaração final, procurava-se criar consensos internacionais sobre o tema, exequíveis. Atente-se no 25º princípio que preconizava que “as organizações internacionais realiz[ass]em um trabalho coordenado, eficaz e dinâmico na conservação e no melhoramento do ambiente”. Desde 1995 realizaram-se já 28 encontros denominados, Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, na prossecução do espírito da reunião de 72 e na demanda de concretização dos princípios aí estabelecidos.
No 28º encontro, que teve lugar no Dubai, Emirados Árabes Unidos, em setembro de 2023, pela primeira vez, ficou consignado o fim dos combustíveis fósseis de forma transitória, até 2050. (...)
Diretora da Indústria e Ambiente / Professora na FCT-UNL
Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@industriaeambiente.pt
Outros artigos que lhe podem interessar