COP28, Dubai

Fotografia: Christopher Pike_UN Climate Change

(...) Em 1972 realizou-se em Estocolmo a Conferência das Nações Unidas (NU) sobre o Ambiente Humano, conhecida abreviadamente por Conferência de Estocolmo, a primeira grande reunião de chefes de Estado, organizada pelas NU, para tratar questões relacionadas com o Ambiente.

À época, ainda não se falava em Desenvolvimento Sustentável, mas a Conferência de Estocolmo constituiu um marco pelas preocupações já aí expressas para conjugar o desenvolvimento económico com a preservação do Ambiente. Através dos 26 princípios constituintes da declaração final, procurava-se criar consensos internacionais sobre o tema, exequíveis. Atente-se no 25º princípio que preconizava que “as organizações internacionais realiz[ass]em um trabalho coordenado, eficaz e dinâmico na conservação e no melhoramento do ambiente”. Desde 1995 realizaram-se já 28 encontros denominados, Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, na prossecução do espírito da reunião de 72 e na demanda de concretização dos princípios aí estabelecidos.

No 28º encontro, que teve lugar no Dubai, Emirados Árabes Unidos, em setembro de 2023, pela primeira vez, ficou consignado o fim dos combustíveis fósseis de forma transitória, até 2050. (...)

Editorial completo na Indústria e Ambiente nº144 jan/fev 2024, dedicada ao tema 'A COP e as alterações climáticas'

Leonor Amaral

Diretora da Indústria e Ambiente / Professora na FCT-UNL

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@industriaeambiente.pt

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.