Empresa portuguesa produz painéis fotovoltaicos flexíveis

  • 26 janeiro 2024, sexta-feira
  • Energia

Fotografias: LuxOEnergy

A empresa portuguesa LuxOEnergy, localizada em Moura, Beja, é a primeira fábrica do mundo a produzir em simultaneamente painéis fotovoltaicos flexíveis e baterias de lítio.

Fundada em 2022 com a visão de transformar o panorama energético, a empresa industrial dedica-se à produção de módulos solares flexíveis e de baterias inovadoras.

A tecnologia patenteada usada nos módulos da LuxOEnergy foi desenvolvida pela DAS Energy na Áustria e consiste principalmente em um núcleo de plástico reforçado com fibra de vidro.

Esta camada encontra-se acima e abaixo da célula e é a principal responsável pela flexibilidade e estabilidade dos módulos. Segundo a empresa, o material garante que os módulos fotovoltaicos sejam significativamente mais leves, mais finos e mais flexíveis do que os painéis fotovoltaicos tradicionais.

“Com apenas 3,3 kg/m2, são muito mais leves que os tradicionais painéis de vidro pesado e a sua flexibilidade permite-lhes adaptar-se aos contornos de superfícies curvas”, refere a empresa na sua página online.

Os módulos fotovoltaicos são antirreflexos, pois não utilizam vidro, e são usadas células monocristalinas tradicionais nos painéis.

“Os nossos produtos oferecem alta produção de energia ao mesmo tempo que são ultraleves e flexíveis. Eles pesam apenas 3,3 kg/m 2 e, portanto, reduzem enormemente os requisitos para subestruturas”, lê-se na mesma página.

A flexibilidade dos módulos possibilita a montagem de diversas formas: em todos os tipos de telhados, incluindo membranas impermeáveis, telhados metálicos, entre outros. Em particular, os módulos LuxoEnergy podem ser simplesmente colados ao telhado, bem como fixados com parafusos, rebites, ímanes ou ilhós.

A LuxoEnergy utiliza células monocristalinas, que são compostas por monocristais de silício perfeitos e oferecem uma eficiência particularmente elevada, “com mais de 22 por cento da luz que atinge a célula convertida em eletricidade”.

Os módulos fotovoltaicos padrão têm um raio de curvatura de 200 centímetros. Para aplicações especializadas em superfícies arredondadas, a empresa oferece uma estrutura de módulo especializada (tela de fibra de vidro menor e mais fina) que permite um raio de curvatura de 15 centímetros.

Os módulos fotovoltaicos da LuxoEnergy são feitos de plástico reforçado com fibra de vidro e material pré-grep patenteado (tecido de fibra de vidro tratado quimicamente). O desenvolvimento desta tecnologia durou seis anos e é o resultado de mais de 25 anos de experiência com materiais de fibra de vidro na Diamond Aircraft.

A empresa produz células coloridas sob encomenda, com diversas cores disponíveis nos módulos. O laminado também pode ser colorido – enquanto o cinza e o branco são usados por padrão, outras cores estão disponíveis sob encomenda. A dimensão e a potência dos módulos também podem ser personalizadas.

O objetivo da LuxOEnergy é “liderar a transformação global para um mundo mais limpo e sustentável, fornecendo soluções inovadoras e eficientes em energia solar e armazenamento”, lê-se na página da empresa.

De acordo com a LuxOEnergy, a empresa assumiu a responsabilidade de minimizar o seu impacto ambiental, adotando práticas sustentáveis desde a produção até a reciclagem dos produtos.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.