Consumo de gás natural bate records devido à seca

  • 08 janeiro 2018, segunda-feira
  • Energia

O consumo de gás natural registou um novo máximo histórico no dia 5 de dezembro. O valor, registado pela REN, foi de 263 GWh. O anterior máximo era de 19 de janeiro, tendo-se ficado em 247,1 GWh.

Até ao dia 11 de dezembro, o consumo de gás natural tinha totalizado 66490 GWh, um valor 15 por cento acima do anterior máximo, que data de 2010. Quando comparado com o período homólogo de 2016, o consumo verificado até 11 de dezembro apresenta um crescimento de 27,5 por cento, com o segmento do mercado convencional a crescer 4,4 por cento e o do mercado elétrico, que representa 40 por cento do total, a crescer 90,1 por cento.

A elevada utilização das centrais de gás natural na produção de energia elétrica deve-se, segundo a REN, à situação de seca em que Portugal se encontra, que provocou uma redução na produção hidráulica, e também à forte componente exportadora associada ao sistema elétrico nacional este ano.

Mais informação em https://www.ren.pt/pt-PT/media/comunicados/detalhe/consumo_de_gas_natural_atingiu_valor_mais_elevado_de_sempre_em_5_de_dezembro/

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.