Capacitar os utilizadores para reduzir o seu consumo de água

Até março de 2020, a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) irá mobilizar ‘Comunidades Experimentais’ para testar dispositivos de redução de caudal em torneiras e chuveiros. Através da análise da evolução mensal dos valores consumidos, será calculada a respetiva Pegada Hídrica.

Trata-se do projeto ECH2O-AGUA, lançado no início deste ano para despertar consciência crítica sobre os problemas de escassez e das formas de poupar água, de forma sustentável.

O projeto envolve direta e indiretamente mais de 6000 pessoas de diversas idades e perfis socio-profissionais. As comunidades experimentais são escolas, centros comunitários, jardins-de-infância e outros equipamentos.

Até agora, têm sido realizadas visitas a estes equipamentos com o objetivo de sensibilizar e demonstrar práticas de poupança. Numa das últimas visitas, à Escola Básica e Jardim de Infância do Lumiar, foram instalados dispositivos de redução do caudal em algumas torneiras. A equipa irá aferir os resultados do trabalho através de medições e irá avaliar o impacto do projeto junto dos alunos.

Além das comunidades experimentais, a APRH disponibiliza no seu site questionários a que qualquer utilizador pode responder, com vista ao cálculo da pegada hídrica.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.