Governo instado a promover medidas para recuperar os solos das áreas afetadas pelos incêndios

A Assembleia da República recomendou ao Governo que assegure as verbas necessárias para fazer face aos investimentos de estabilização de emergência dos solos após os incêndios. Os deputados recomendam ainda que seja definido um plano de intervenção que implemente medidas mitigadoras da erosão dos solos afetados pelos incêndios florestais, sobretudo nas zonas de maior declive, através de técnicas que reduzam o risco da perda de solo e, consequentemente, as enxurradas e os deslizamentos de terras.

O plano deve ainda incluir as organizações de produtores florestais como parceiras na implementação e operacionalização desse plano, tirando partido do seu conhecimento do terreno, dos proprietários e do potencial técnico que detêm.

Os deputados recomendam ainda que seja promovida uma nova política florestal nacional, criando-se apoios ao rendimento dos produtores que optem pela reflorestação de áreas ardidas com espécies de crescimento lento, de acordo com as orientações do plano do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.  

Consulte o documento em https://dre.pt/application/conteudo/114521162

Imagem: Austin D / Unsplash

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.