Recolha seletiva de embalagens cresceu 6% em 2022

A recolha seletiva de embalagens aumentou 6% em 2022 face ao ano anterior, com crescimento em todos os materiais, segundo dados divulgados pela Sociedade Ponto Verde (SPV).

A SPV é a instituição que organiza e gere a retoma e valorização de resíduos de embalagens, implementando o Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens.

De acordo com os dados da SPV divulgados em comunicado, a recolha das embalagens cresceu em todos os materiais, com destaque para o crescimento de oito por cento no vidro (num total de 218 857 toneladas) e de 18 por cento no alumínio (1 917 toneladas).

“Portugal encontra-se, assim, cada vez mais próximo de atingir as novas metas nacionais para a reciclagem de embalagens colocadas no mercado, já que a taxa de retoma global atingiu quase 60 por cento (59,6 por cento)”, lê-se no comunicado.

A meta atual é de 55 por cento, em 2025 o país terá de chegar a 65 por cento e em 2030 a 70 por cento, referiu ainda a SPV.

A entidade agradeceu aos portugueses “por terem colocado mais de 460 mil toneladas de embalagens nos ecopontos verde, amarelo e azul no último ano”.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.