Qualidade do Ar e Pandemia em Lisboa

A poluição do ar é atualmente um dos maiores riscos ambientais para a saúde na Europa, sendo uma das principais causas de doenças e morte prematura, principalmente nas zonas de maior densidade urbana, onde se concentram as fontes de poluição e onde grande parte da população está exposta a concentrações elevadas de poluentes atmosféricos. Na Área Metropolitana de Lisboa (AML) a qualidade do ar é também um fator de preocupação devido às concentrações elevadas de dióxido de azoto (NO2) observadas em estações de tráfego da cidade de Lisboa, situação que obrigou, recentemente, à elaboração de um Plano de melhoria da qualidade do ar para redução das concentrações deste poluente.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo (RLVT) a qualidade do ar é avaliada através de um conjunto de estações de monitorização essencialmente localizadas nas zonas de maior densidade populacional da AML (Figura 1). As estações da rede de monitorização da qualidade do ar (RMQA LVT) da CCDR LVT apresentam tipologias distintas (de tráfego, de fundo e industriais), de acordo com as emissões dominantes nas zonas onde se encontram instaladas, representando diferentes tipos de exposição da população à poluição atmosférica.

Na AML os poluentes medidos nas estações de monitorização são predominantemente influenciados pelas emissões do tráfego rodoviário, especialmente os níveis de dióxido de azoto (NO2). Na RLVT o transporte rodoviário é responsável por cerca de 60% das emissões deste poluente.

A situação de pandemia declarada no ano de 2020, devido à doença COVID-19, levou as autoridades nacionais, tal como em outros países, a implementar um conjunto de medidas de restrição de atividades e de confinamento, para limitar a propagação do novo coronavírus. As medidas adotadas, em particular as implementadas nos dois períodos de confinamento mais generalizado (16 de março a 3 de maio de 2020 e 22 de janeiro a 15 de março de 2021), implicaram uma forte redução da atividade económica e de mobilidade da população e a consequente redução das emissões de poluentes atmosféricos, criando um cenário único para a avaliação do impacto na qualidade do ar ambiente de políticas de redução do tráfego automóvel. (...)

Luísa Nogueira Sandra Mesquita, Divisão de Avaliação e Monitorização Ambiental, CCDR LVT

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº128 mai/jun 2021, dedicado ao tema 'Qualidade do Ar, pandemia e mobilidade'

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