Projeto de vermicompostagem premiado em programa de aceleração
Foto Casa do Impacto
Proposta da Humiverso, que envolve a conversão de resíduos orgânicos em fertilizante, foi contemplada com cinco mil euros do programa Triggers.
A Casa do Impacto anunciou os vencedores da 3ª edição do programa Triggers, destinado a apoiar soluções inovadoras para fazer frente aos desafios ambientais. O primeiro prémio foi atribuído à Humiverso, que recebeu um valor de cinco mil euros e garantiu um ano de incubação e mentoria na Casa do Impacto.
A Humiverso desenvolve máquinas modulares que transformam resíduos orgânicos em fertilizante orgânico, através da utilização de vermicompostagem com minhocas, promovendo a descentralização do tratamento de resíduos e incentivando a autoprodução de fertilizantes.
Os responsáveis pela iniciativa são Pedro Carvalho e Rafael Crisóstomo, que manifestaram, em comunicado da Casa do Impacto, a intenção de “montar mais pilotos do vermicompostor, chegar ao protótipo, comercializar, e tornar a Humiverso uma referência na criação de economias circulares, no rumo da sustentabilidade ambiental.”
O segundo lugar foi conquistado pela RA-RO, que recebeu três mil euros, além de incubação e mentoria. A RA-RO é uma plataforma de retalho online focada na preservação da herança de produção artesanal, biodiversidade e técnicas de produção ancestrais, oferecendo produtos selecionados através de curadoria. A equipa é composta por Luís Serra, Tiago Reis e Sérgio Carvalho.
A Digna Engenharia ficou em terceiro lugar, arrecadando dois mil euros e também garantindo incubação e mentoria. Este projeto, liderado por Evelin Mello, apresenta uma solução tecnológica social para o setor da habitação, com foco no desenvolvimento de comunidades sustentáveis e na prestação de serviços que abordam questões habitacionais complexas.
O Triggers é um programa de aceleração que visa apoiar projetos em fase de desenvolvimento, validação de ideias e consolidação de modelos de negócio. O programa é dividido em três fases: Bootcamp, Fase de Aceleração e Fase de Incubação. A cada edição, os projetos selecionados recebem mentoria e formação, culminando numa apresentação final onde os melhores são premiados.
Outros artigos que lhe podem interessar