Um projeto para impulsionar a reciclagem de vidro

A European Container Glass Federation (FEVE) lançou um projeto para impulsionar a recolha de embalagens de vidro usadas para reciclagem e alcançar os 90% na UE, até 2030, ultrapassando assim a meta europeia de 75 por cento para este fluxo de resíduos.

“Fechar o ciclo de vida da Embalagem de Vidro” é uma plataforma da indústria do vidro formada com o objetivo de unir os intervenientes da cadeia de valor do vidro, e criar um programa de gestão que resulte em mais reciclagem “garrafa a garrafa”. O objetivo é não só aumentar a taxa de reciclagem mas também melhorar a qualidade do vidro reciclado. Do produtor do vidro ao consumidor, passando pelo detentor da marca e pelos agentes de recolha e reciclagem, todos integram a cadeia de valor.

O projeto assume uma estrutura descentralizada, com múltiplos stakeholders coordenados pela FEVE e uma estrutura de governança nacional para implementar os planos de ação nacionais.

A iniciativa será desenvolvida em três níveis:

  1. Promover a recolha seletiva de embalagens de vidro para aumentar a quantidade e qualidade do resíduo;
  2. Otimizar e desenvolver sistemas de triagem e tratamento para aumentar a rentabilidade mesmo dos sistemas de recolha mais rudimentares, e gerar mais resíduo pronto para fusão;
  3. Partilha, entre os vários países, de conhecimento e boas práticas associadas aos sistemas de recolha, triagem e tratamento.

A produção de embalagens de vidro para alimentos, bebidas, assim como para o setor farmacêutico, de perfumaria e cosmética, com um material infinitamente reciclável, reutilizável e permanente, como é o caso do Vidro, traduz-se no menor consumo de recursos naturais, menor desperdício e menor uso de energia.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.