Projeto “À velocidade do sol” une educação e sustentabilidade
- 06 janeiro 2025, segunda-feira
- Energia
DR
“À velocidade do sol” é um projeto que incentiva jovens alunos a trabalhar em equipa numa iniciativa que aprofunda o tema da sustentabilidade.
O projeto tem o objetivo de sensibilizar os jovens para a importância das energias renováveis e aumentar o interesse pelas tecnologias de conversão de energia solar.
A iniciativa desafia os jovens a projetarem e construírem carrinhos movidos apenas a energia solar, cada equipa de alunos participante recebe um kit que contém painéis solares e motores adaptados ao seu escalão, desafiando os alunos a explorarem, de forma prática e criativa, as vantagens da energia solar.
Esta edição é organizada pela AdEPorto (Agência de Energia do Porto) em parceria com os municípios de Gondomar, Maia, Matosinhos, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo e Vila do Conde e destina-se a todos os alunos do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, Ensino Secundário e Profissional.
Este ano, o projeto prevê o envolvimento de mais de 450 alunos, 60 professores e 60 escolas, reforçando o impacto do trabalho colaborativo na promoção da educação energética e ambiental. As inscrições estão abertas até ao dia 7 de janeiro de 2025 e podem ser realizadas aqui.
Outros artigos que lhe podem interessar