Progresso do Pacto para os Plásticos conhecido a 25 de novembro
O Pacto Português para os Plásticos vai apresentar o primeiro Relatório de Progresso do Pacto Português para os Plásticos a 25 de novembro, às 10 horas, no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro.
“Pela primeira vez, dar-se-á a conhecer a todos os portugueses a evolução e o resultado, do esforço colaborativo dos vários membros da iniciativa para garantir uma maior circularidade dos plásticos”, refere o comunicado divulgado.
O primeiro Relatório de Progresso do Pacto Português para os Plásticos mede o desempenho, de forma agregada, dos membros da iniciativa em relação às ‘5 Metas 2025’, relativamente aos anos 2019 e 2020.
O relatório dará a conhecer:
- quais os plásticos de uso único problemáticos e/ou desnecessários que já foram, ou estão em vias, de ser eliminados;
- qual a percentagem de embalagens de plástico que já são recicláveis em Portugal;
- o valor da taxa de reciclagem de embalagens de plástico do nosso país;
- a percentagem média de incorporação de plástico reciclado nas novas embalagens;
- a visão dos portugueses para a circularidade dos plásticos;
- a visão dos membros para a necessidade de uma redução do consumo de plástico virgem.
O evento de apresentação do primeiro Relatório de Progresso da iniciativa contará com a presença de um representante da Fundação Ellen MacArthur e com um painel de discussão denominado ‘Plásticos 100% Sustentáveis: Como e Quando?’, “convidando representantes de diversos quadrantes – academia, indústria, governo, empreendedores e ativistas – a discutir o que falta fazer para concretizar uma verdadeira economia circular dos plásticos em Portugal”, lê-se no comunicado.
O Pacto Português para os Plásticos, promovido e liderado pela Associação Smart Waste Portugal, e pertencente à Plastics Pact Network da Fundação Ellen MacArthur, é uma iniciativa colaborativa que une diferentes atores da cadeia de valor nacional do plástico, “com uma visão comum de promover a transição para uma economia circular dos plásticos em Portugal, garantindo o fim da poluição de plástico”.
De forma a cumprir a visão comum, os membros do Pacto Português para os Plásticos comprometeram-se a atingir, até 2025, as seguintes metas:
- eliminar os plásticos de uso único problemáticos e/ou desnecessários;
- cem por cento das embalagens de plástico serem reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis;
- setenta por cento de taxa de reciclagem de embalagens de plásticos;
- trinta por cento, em média, de incorporação de plástico reciclado em novas embalagens de plásticos;
- sensibilizar e educar os consumidores para o uso responsável, sustentável e circular dos plásticos.
Outros artigos que lhe podem interessar