Programa de aeronaves autónomas movidas a energia solar recebe 30ME

  • 16 novembro 2023, quinta-feira
  • Energia

Fotografia: Skydweller Aero_LinkedIn

O Banco Europeu de Investimento (BEI) assinou um acordo de empréstimo no valor de 30 milhões de euros com a Skydweller SL, a fim de continuar a desenvolver e intensificar a produção das suas aeronaves autónomas, não tripuladas e movidas a energia solar, para aplicações civis e de segurança.

A aeronave Skydweller poderá ser usada para vários tipos de serviços, como telecomunicações, inteligência e vigilância, por exemplo, para aplicações de ajuda humanitária.

De acordo com o comunicado divulgado pela Comissão Europeia, esta aeronave autônoma permite uma nova classe de capacidades para telecomunicações e sensoriamento remoto.

Capaz de transportar grandes cargas de até 400 quilogramas, a bateria e as hélices movidas a energia solar permitem que a aeronave Skydweller permaneça no ar por períodos muito mais longos em comparação com aeronaves autônomas tradicionais não tripuladas, lê-se no mesmo documento.

O acordo de empréstimo é apoiado pelo programa InvestEU. O financiamento do BEI apoiará investimentos na inovação e no crescimento, principalmente em Espanha e Itália, onde a empresa continuará a desenvolver e a produzir aeronaves de propulsão sustentável para aplicações nos setores civil e da segurança.

Durante a conferência de imprensa de apresentação, realizada em Lisboa, a representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa, afirmou: “A UE demonstrou de que forma a transição ecológica – e a investigação que lhe está associada – podem reforçar a competitividade. Está a ser desenvolvida e implantada uma vasta gama de novas tecnologias com impacto zero em toda a nossa economia e o nosso compromisso de investir em tecnologias limpas e soluções inovadoras nunca foi mais forte. A fim de capitalizar o pioneirismo da Europa em domínios que se estendem da energia verde e dos transportes aos materiais de construção sem pegada ecológica, temos de trabalhar em conjunto, congregando recursos e conhecimentos especializados entre países e setores”.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.