Programa de aeronaves autónomas movidas a energia solar recebe 30ME
- 16 novembro 2023, quinta-feira
- Energia

Fotografia: Skydweller Aero_LinkedIn
O Banco Europeu de Investimento (BEI) assinou um acordo de empréstimo no valor de 30 milhões de euros com a Skydweller SL, a fim de continuar a desenvolver e intensificar a produção das suas aeronaves autónomas, não tripuladas e movidas a energia solar, para aplicações civis e de segurança.
A aeronave Skydweller poderá ser usada para vários tipos de serviços, como telecomunicações, inteligência e vigilância, por exemplo, para aplicações de ajuda humanitária.
De acordo com o comunicado divulgado pela Comissão Europeia, esta aeronave autônoma permite uma nova classe de capacidades para telecomunicações e sensoriamento remoto.
Capaz de transportar grandes cargas de até 400 quilogramas, a bateria e as hélices movidas a energia solar permitem que a aeronave Skydweller permaneça no ar por períodos muito mais longos em comparação com aeronaves autônomas tradicionais não tripuladas, lê-se no mesmo documento.
O acordo de empréstimo é apoiado pelo programa InvestEU. O financiamento do BEI apoiará investimentos na inovação e no crescimento, principalmente em Espanha e Itália, onde a empresa continuará a desenvolver e a produzir aeronaves de propulsão sustentável para aplicações nos setores civil e da segurança.
Durante a conferência de imprensa de apresentação, realizada em Lisboa, a representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa, afirmou: “A UE demonstrou de que forma a transição ecológica – e a investigação que lhe está associada – podem reforçar a competitividade. Está a ser desenvolvida e implantada uma vasta gama de novas tecnologias com impacto zero em toda a nossa economia e o nosso compromisso de investir em tecnologias limpas e soluções inovadoras nunca foi mais forte. A fim de capitalizar o pioneirismo da Europa em domínios que se estendem da energia verde e dos transportes aos materiais de construção sem pegada ecológica, temos de trabalhar em conjunto, congregando recursos e conhecimentos especializados entre países e setores”.
Outros artigos que lhe podem interessar