Produção hídrica da EDP na Península Ibérica duplicou no 1º trimestre

A produção hídrica da EDP na Península Ibérica mais do que duplicou no primeiro trimestre de 2023, tendo o ano começado com os reservatórios em “máximos históricos dos últimos dez anos”, disse a empresa.

Num comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, no qual a empresa deu conta dos dados operacionais previsionais referentes aos primeiros três meses deste ano, a EDP adiantou que a sua produção de eletricidade renovável “aumentou 19 por cento no primeiro trimestre de 2023, para 15,3 TWh [terawatts hora], representando 88 por cento da produção total de eletricidade”.

Assim, segundo a EDP, “a produção hídrica na Península Ibérica mais do que duplicou face ao período homólogo, ficando 0,4 TWh acima do esperado para este ano”.

O grupo acrescentou que “o ano de 2023 começou com os reservatórios hídricos em máximos históricos dos últimos dez anos o que, juntamente com volumes de afluência muito acima da média histórica em janeiro”, contribuiu “para esta forte recuperação na produção hídrica”.

De acordo com a mesma nota, “apesar de fevereiro e março terem sido meses secos, no final de março de 2023 os níveis de reservatórios mantinham-se acima da média histórica, próximo dos 80 por cento”.

A EDP deu conta de uma “redução de produção térmica, 50 por cento no carvão para cinco por cento da produção total e de 40 por cento no gás para sete por cento da produção total” apoiada pela produção renovável na Península Ibérica, “sobretudo a recuperação da produção hídrica”.

Já no Brasil, “não houve produção a carvão no primeiro trimestre de 2023 em linha com o ano passado, dado o aumento da produção de renováveis e elevada disponibilidade da produção hídrica”, referiu.

Por sua vez, “a geração eólica e solar aumentou 11 por cento como resultado da maior capacidade instalada, apesar dos menores recursos eólicos e solares comparativamente ao primeiro trimestre de 2022, com a Europa e a América do Norte a representarem 34 por cento e 50 por cento da produção total, respetivamente”, indicou.

Nos últimos 12 meses, o grupo EDP adicionou 1,8 gigawatts (GW) “de capacidade eólica e solar ao portfólio global, atingindo uma capacidade instalada eólica e solar de 15,0 GW” em março de 2023, um aumento de seis por cento em relação ao período homólogo.

A capacidade renovável em construção, por sua vez, “atingiu um volume recorde de 5,0 GW (mais 1,0 GW face a dezembro de 2022), abrangendo projetos em 15 mercados na Europa, Américas e Ásia Pacífico”, referiu a EDP.

O grupo deu ainda conta de que, na atividade de comercialização, na Península Ibérica, “o volume de eletricidade comercializado baixou três por cento em termos homólogos, refletindo a diminuição de volumes vendidos a clientes empresariais em Espanha”, sendo que “no gás, os volumes vendidos diminuíram 28 por cento em relação ao período homólogo”

No que diz respeito à eletricidade distribuída no primeiro trimestre de 2023, “aumentou um por cento e dois por cento em termos homólogos na Península Ibérica e no Brasil, respetivamente”, tendo o número de pontos de ligação aumentado um por cento face ao período homólogo na Península Ibérica e três por cento no Brasil.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.