Produção de energia renovável bate novos recordes

  • 07 novembro 2023, terça-feira
  • Energia

Fotografia: American Public Power Association_Unsplash

A produção de energia renovável no país atingiu um novo máximo, tendo sido superior às necessidades de consumo durante 149 horas seguidas, informou a REN – Redes Energéticas Nacionais.

“Entre as 04:00 do passado dia 31 de outubro e as 09:00 de hoje, 6 de novembro, ou seja, durante mais de seis dias consecutivos, foram produzidos 1 102 GWh [Gigawatt-hora], superando em 262 GWh o valor de consumo nacional para o mesmo período (840 GWh)”, informou a REN, em comunicado enviado à redação.

O anterior recorde era de 131 horas, registadas em 2019.

Naquele período de 149 horas foram batidos ainda mais dois máximos, o primeiro entre as 22:00 de dia 31 de outubro e as 09:00 de 6 de novembro, em que a produção de energia renovável foi maior do que necessária para abastecer todo Sistema Elétrico Nacional (incluindo as necessidades de bombagem nas albufeiras hidroelétricas), sem que tenha sido necessário qualquer recurso a fontes de geração térmica convencional, nomeadamente Centrais de Ciclo Combinado a Gás Natural.

Foram, assim, 131 horas consecutivas, quase triplicando o anterior recorde, datado de 2021, em que se manteve o registo durante 56 horas.

O outro máximo verificou-se entre as 10:00 de dia 1 de novembro e as 09:00 de dia 5 e corresponde a 95 horas seguidas em que a produção renovável foi maior que o consumo, sem necessidade de recurso a Centrais de Ciclo Combinado a Gás Natural e com Portugal a exportar para Espanha, superando o anterior recorde de 52 horas, registado em 2018.

“Estes importantes registos confirmam que Portugal tem mantido uma trajetória sustentável na progressiva incorporação de fontes renováveis endógenas, mantendo os objetivos primordiais de segurança de abastecimento e de qualidade de serviço”, concluiu a REN.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.