Pavnext e RObUST vencem prémios Valorpneu

Os vencedores do Prémio Inov.Ação Valorpneu foram conhecidos no dia 21 de junho, numa cerimónia no MAAT, em Lisboa.

Os projetos PAVNEXT e RObUST venceram na categoria Negócio & Inovação, havendo ainda lugar para uma menção honrosa ao projeto Hendrix Chair da Flowco. Na categoria Comunidade & Educação, o prémio foi para os projetos Jardim d´Areias e (Re)Animar Pneus, As Emoções na Aprendizagem. O projeto SimTyre recebeu uma menção honrosa nesta categoria.

PAVNEXT consiste num equipamento de aplicação no pavimento rodoviário que, através de uma superfície em borracha de pneu reciclado que interage com os pneus dos veículos, permite extrair energia mecânica aos mesmos, reduzindo de forma direta a sua velocidade, sem induzir impacto aos veículos ou desconforto aos seus ocupantes, promovendo a segurança rodoviária. A energia mecânica extraída aos automóveis é depois convertida em energia elétrica pelo próprio equipamento, através de uma tecnologia desenvolvida para o efeito.

No projeto RObUST pretende-se reciclar a borracha de pneus, originando produtos para aplicações inovadoras em novos mercados: materiais de carbono nanoporosos para tratamento de águas residuais, de efluentes industriais gasosos e para reações catalíticas e ainda matérias-primas para a indústria química (solventes, tintas, lubrificantes, combustíveis ou borracha).

Marta Lima Basto, subdiretora-geral da Direção-Geral das Atividades Económicas e membro do júri do prémio, entregou os troféus na categoria Negócio & Inovação e realçou o difícil trabalho do júri e a pertinência dos trabalhos apresentados a concurso.

Os troféus da categoria Comunidade & Educação foram entregues por Aline Guerreiro, criadora e coordenadora do Portal da Construção Sustentável e também membro do júri do prémio, que interveio assinalando o importante papel da educação no caminho para sustentabilidade.

O projeto Jardim d´Areias está vocacionado para a Educação Global e para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Pretende promover a Educação Ambiental através de atividades lúdicas e pedagógicas utilizando resíduos como matéria-prima, em espaços públicos e privados, com crianças, jovens e adultos.

Uma escola para todos e com todos é a base do projeto (Re)Animar Pneus, As Emoções na Aprendizagem, que considera que os espaços devem ser apropriados e sentidos como fontes de saberes - de ser, de estar e de fazer. O projeto apresenta o parkour como um desafio para a promoção de comportamento saudáveis e de inclusão social.     

A economia circular

O tema da economia circular esteve presente numa mesa-redonda moderada por André Veríssimo, diretor do jornal de Negócios, em que participaram como oradores os membros do júri do prémio Daniel Bessa e Francisco Nunes Correia e ainda Climénia Silva, diretora-geral da Valorpneu e Alberto Teixeira, diretor nacional da Associação Nacional dos Jovens Empresários. O papel das empresas na dinamização de projetos relacionados com a economia circular, o incentivo à criação de projetos inovadores neste contexto e o envolvimento dos jovens empresários na temática da economia circular, foram assuntos em debate.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.