Prémios APDA – inscrições até 15 de outubro

A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) vai distribuir, durante o seu Encontro Nacional de Entidades Gestoras (ENEG 2019), que se realiza entre 19 e 22 de novembro em Ílhavo, os prémios APDA - Tubos de Ouro.

É a nona vez que a APDA distingue entidades gestoras ou empresas do setor no âmbito da responsabilidade, comunicação e educação ambiental, estratégia de adaptação às alterações climáticas/economia circular e estratégia de reabilitação e renovação de ativos (as quatro categorias a concurso). Qualquer entidade gestora ou empresa do setor pode candidatar-se, inclusivamente em mais de uma categoria.

Decorrerá também no ENEG o Pipe Contest, o campeonato nacional de montagem de ramais de carga, que a APDA organiza desde 2003, uma iniciativa técnica mas com uma componente lúdica, criada com o objetivo de fomentar a união inter-empresas. O desafio consiste na montagem e um ramal no mais curto espaço de tempo possível a partir duma conduta de distribuição em ferro dúctil BLUTOP DN 110, a funcionar sob uma pressão de 4 a 6 kg/cm2. O esquema de montagem pode ser consultado no regulamento do concurso.

As inscrições para o Pipe Contest e para os Tubos de Ouro podem ser feitas até 15 de outubro.

Pensar o futuro do setor da água

A próxima década está a ser pensada em vários domínios, seja nos planos de financiamento europeus ou nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Tendo a água impacto (e sofrendo impactos) em muitos contextos, este debate também se fará no ENEG. Haverá mesas redondas para discutir novas estratégias para 2030 a partir da revisão do PENSAAR 2020, para debater a segurança hídrica e as alterações climáticas (com um horizonte a 10 anos), para falar sobre inovação no setor da água e as suas interligações com a indústria 4.0, para discutir agregações em baixa e gestão de águas pluviais e ainda o impacto da desertificação do interior nos serviços de águas.

Além das mesas redondas, haverá comunicações, distribuídas por 10 temas principais: Abastecimento de água, saneamento de águas residuais, gestão de ativos, sistemas de informação, inovação, alterações climáticas, economia circular e transição energética, economia e regulação, gestão de clientes e outras partes interessadas, gestão das organizações e capacitação dos recursos humanos e comunicação e educação ambiental.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.