Prazo de candidaturas prolongado para concurso de biorresíduos do POSEUR
Foto Fenix Ambiente
O concurso que é destinado a Investimentos com vista à Valorização de Biorresíduos em Portugal Continental do POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos) tem nova data limite: 14 de fevereiro.
O principal objetivo do concurso é apoiar investimentos de redução na produção e deposição em aterro de resíduos e de aumento da reciclagem, através da recolha seletiva, para assim proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos.
O concurso surge no âmbito do pacote legislativo sobre a economia circular adotado pela União Europeia, que obriga à recolha seletiva de biorresíduos a partir de 2023. Assim, é necessário transitar do modelo atual de tratamento de resíduos orgânicos recolhidos indiferenciadamente, para um modelo baseado na recolha seletiva.
Podem candidatar-se municípios e as suas associações, o setor empresarial local e ainda empresas concessionárias municipais, intermunicipais ou multimunicipais.
São elegíveis propostas em investimentos em compostagem comunitária ou doméstica, incluindo instalações e/ou equipamentos ambientalmente adequados, e também investimentos de recolha seletiva de biorresíduos, contemplando a contentorização, viaturas e tecnologias de informação e comunicação.
O regulamento do concurso pode ser consultado AQUI
Outros artigos que lhe podem interessar