Portugueses reciclaram mais 6% de embalagens no 1º semestre

Os portugueses reciclaram mais seis por cento de embalagens no primeiro semestre do ano em comparação com o mesmo período de 2021, de acordo com a Sociedade Ponto Verde.

Os dados Sociedade Ponto Verde indicam que a reciclagem de embalagens mantém uma tendência de crescimento e que os portugueses estão a reciclar mais vidro.

“No primeiro semestre de 2022, foram enviadas para reciclagem 214 511 toneladas de embalagens provenientes da recolha seletiva dos ecopontos verde, azul e amarelo, que servem os portugueses”, lê-se em comunicado divulgado.

Os números da Sociedade Ponto Verde, sobre o desempenho do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE), especificam que foram enviadas para reciclagem 100 119 toneladas de vidro (mais nove por cento), 832 toneladas de alumínio (mais 16 por cento) e 38 769 toneladas de plástico (mais quatro por cento).

No comunicado destaca-se que a tendência de reciclagem do vidro é crescente nos últimos dois anos e que para tal contribui o compromisso assinado entre os agentes do setor, de superar as metas da reciclagem do vidro para 2025.

A taxa de reciclagem de vidro em Portugal está calculada em 56 por cento e o objetivo é chegar aos 75 por cento até 2025.

Citada no comunicado, a administradora da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais, destacou que os dados agora divulgados mostram que os resultados mais significativos “surgem precisamente dos materiais que necessitam de um maior crescimento face às metas previstas”.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.