Portugal supera em 159,6% meta de eficiência energética para 2023

  • 03 janeiro 2024, quarta-feira
  • Energia

Fotografia: Ededchechine_Freepik

Segundo o 15º relatório de progresso do Plano de Poupança de Energia (PPE) da ADENE, Portugal superou em 159,6 por cento a meta de eficiência energética estabelecida para 2023.

Entre agosto de 2022 e novembro de 2023, o consumo global de gás em Portugal registou uma redução de 21,7 por cento, face à média histórica dos últimos cinco períodos homólogos.

“O decréscimo fez-se sentir fortemente na vertente de consumo convencional, com uma redução de 23,1 por cento, ao passo que na componente de consumo devido à produção de energia através das centrais termoelétricas foi verificado uma diminuição de 19,5 por cento”, lê-se em comunicado divulgado pela ADENE – Agência para a Energia.

No setor dos centros comerciais, o consumo de gás natural e de energia elétrica também registou reduções significativas, de 39,7 e 12,9 por cento, respetivamente.

No que diz respeito à eficiência hídrica, o relatório indica que o consumo de água nos centros comerciais diminuiu 2,2 por cento. No caso das entidades gestoras de serviços de água, o consumo de energia médio por volume de água faturada reduziu-se 3,4 por cento.

A potência instalada por tecnologia fotovoltaica na Rede Nacional de Transportes de Eletricidade situa-se a 3,4 por cento da meta traçada até ao final do ano 2023.

No âmbito dos avisos do Plano de Recuperação e Resiliência, as medidas implementadas encontram-se a 41,2 por cento da meta traçada até ao final do ano 2023.

Segundo a ADENE, em termos de formação e capacitação, foram realizadas 72 ações até ao final de junho, que abrangeram cerca de 1 177 pessoas. No que diz respeito à comunicação e sensibilização, foram realizadas 214 ações até ao final de junho, que abrangeram cerca de 2 800 338 pessoas.

O 14º relatório de progresso do PPE indica que, entre agosto de 2022 e outubro de 2023, o consumo global de gás em Portugal registou uma redução de 20,8 por cento, face à média histórica dos últimos cinco períodos homólogos.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.