Portugal é o 7º país da UE a utilizar mais energias renováveis

Um relatório publicado pelo Eurostat mostra que Portugal é o sétimo país da União Europeia (UE) que mais utiliza energias renováveis para o aquecimento e arrefecimento de edifícios, com uma percentagem de 41 por cento, quase o dobro da média da UE.

Em 2018, as energias renováveis representaram 21 por cento do total da energia utilizada para o aquecimento e arrefecimento na UE. Este valor tem vindo a aumentar desde que o Eurostat iniciou a recolha de dados, em 2004, que registava uma média de 12 por cento.

A Suécia é o país que mais se destacou, assinalando o uso de quase dois terços (65 por cento) de energia proveniente de fontes renováveis utilizada para este fim. Mais de metade da energia utilizada para a climatização de edifícios também é renovável na Letónia (56 por cento), na Finlândia (55 por cento) e na Estónia (54 por cento).

Por outro lado, os países que registaram menores valores de utilização de energia renovável foram Países Baixos, Irlanda (ambos com seis por cento), Bélgica (oito por cento), Luxemburgo (nove por cento), Eslováquia (11 por cento) e Alemanha (14 por cento).

Segundo o Eurostat, “aumentos na indústria, serviços e famílias contribuíram para o crescimento de energia renovável usada para aquecimento e arrefecimento”.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.