Portimão vai ter novo polo tecnológico dedicado às energias renováveis

O concelho de Portimão vai ter um novo polo tecnológico dedicado às energias renováveis, junto ao Autódromo Internacional do Algarve, ao abrigo de um investimento de 7,2 milhões de euros.

O projeto agora apresentado, desenvolvido pela Associação Parque Tecnológico do Algarve (Celerator), tem como meta a instalação naquela infraestrutura, até 2024, de cinco empresas de alta e média-alta tecnologia e serviços intensivos em conhecimento.

Na apresentação do projeto, o administrador da Parkalgar, que em conjunto com a Universidade do Algarve (UAlg) forma a associação Celerator, Paulo Pinheiro, afirmou que o projeto vai fazer com que os “caminhos futuros para a mobilidade e sustentabilidade passem por Portimão”.

Segundo Paulo Pinheiro, a nova infraestrutura irá contribuir para que o Algarve ganhe “competitividade na área da engenharia e das novas tecnologias”, ao mesmo tempo que irá traçar “novos caminhos da mobilidade e sustentabilidade”.

Já o reitor da UAlg, Paulo Águas, defendeu que a criação do novo polo “faz parte da missão da universidade”, instituição que “só tem a beneficiar com uma região que tenha “uma economia mais diversificada e possa gerar trabalho mais qualificado”.

Também presente na cerimónia, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, José Apolinário, elogiou o facto de o novo polo de inovação se situar numa área de baixa densidade, no interior do concelho de Portimão.

Segundo José Apolinário, a nova infraestrutura permite “aproveitar o trator do turismo para a diversificação económica”, contribuindo para a coesão territorial e criação de emprego qualificado mas, também, para a criação de qualificação.

O novo Polo Tecnológico no setor dos Transportes, Mobilidade e Soluções Energéticas vai dedicar-se à investigação, desenvolvimento e implementação de soluções energéticas à base de hidrogénio verde e de combustíveis sintéticos.

O investimento elegível associado é de 7,2 milhões de euros, com um apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional de quatro milhões de euros, o que corresponde a uma taxa de cofinanciamento de 55 por cento.

Entre os objetivos do projeto conta-se a criação de um polo tecnológico com a construção de instalações, incluindo laboratórios e centros de ensaios, estando prevista a disponibilização de instalações de bancos de ensaio para motores de combustão interna com e sem sistemas híbridos de energia acoplados.

Paralelamente, está prevista a instalação de módulos para investigação de processo de criação e implementação de pilhas de combustível em meios de transporte convencionais, assim como a instalação de unidades para a reciclagem, com reutilização maximizada de baterias elétricas automóvel, em fim de vida.

O projeto inclui ainda a instalação de uma unidade de investigação e desenvolvimento com componente de comparação com unidade convencional, para motores Térmicos “Otto”, usando combustíveis sintéticos, para usos diversificados.

Segundo os promotores do projeto, a investigação e desenvolvimento de soluções e tecnologias nestas áreas será desenvolvida em parceria pelos sistemas empresarial, científico e tecnológico.

Na génese desta infraestrutura tecnológica está também a criação de soluções tecnológicas que serão desenvolvidas e colocadas no mercado, contribuindo para cumprir os compromissos de neutralidade carbónica assumidos por Portugal e pela União Europeia.

Na intervenção final da cerimónia, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, sublinhou que este é o único polo tecnológico do país onde existe um “laboratório vivo”, que congrega uma pista para corridas automóveis e um laboratório no setor dos transportes, mobilidade e soluções energéticas.

“Neste polo tecnológico já temos a última fase de muitos projetos, aqui já temos a atividade económica e os futuros parceiros que vão beneficiar da inovação e das novas soluções deste polo tecnológico”, frisou.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.