Plataforma para promover a eficiência energética e hídrica

O Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade (Itecons) lançou a Plataforma Expert A+ com o objetivo de divulgar soluções e ferramentas que contribuam para a promoção coletiva da eficiência energética e hídrica em infraestruturas complexas.

Com o lançamento desta plataforma, o Itecons espera contribuir para o aumento da especialização das pequenas e médias empresas que intervêm na construção, gestão, manutenção e requalificação de infraestruturas complexas responsáveis por um consumo intensivo de energia e água, com destaque para as piscinas cobertas e aquecidas, complexos desportivos, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), escolas, centros hospitalares e centros comerciais.

A plataforma Expert A+ servirá para definir estratégias de racionalização de consumos (energéticos e hídricos), ajustadas às várias regiões climáticas do país e promover coletivamente a eficiência energética e hídrica deste tipo de infraestruturas. Aqui também serão estabelecidas medidas replicáveis em outras infraestruturas complexas com elevado potencial de redução de consumos de energia e de água e medidas que visem melhorar a qualidade do ar interior, o conforto higrotérmico e a segurança destas infraestruturas, e ainda potenciar a competitividade do nosso tecido empresarial face aos padrões internacionais.

O projeto Expert A+ visa assim a transferência de conhecimento científico e a capacitação do tecido empresarial, assim como a divulgação de soluções técnicas inovadoras resultantes de trabalhos de investigação teórica e aplicada e de ações de vigilância tecnológica, quer em fase de projeto, quer em fase de pós-projeto.

“A plataforma pretende afirmar-se como uma interface de comunicação com fabricantes, projetistas, entidades gestoras e utilizadores deste tipo de infraestruturas. Além disto a plataforma servirá para o apoio à divulgação do projeto, para o acompanhamento da sua evolução, para divulgação de ações públicas de disseminação de resultados, igualmente, para transferência de conhecimentos e disseminação de resultados, disponibilização de ferramentas de cálculo (onde se inclui o modelo de rotulagem voluntária) e de documentos técnicos”, lê-se na página do projeto.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.