Só os veículos elétricos e a hidrogénio verde cumprem os requisitos do Acordo de Paris

  • 01 setembro 2021, quarta-feira
  • Energia

Em julho, a Comissão Europeia apresentou a sua intenção de proibir a comercialização de veículos a gasolina ou gasóleo a partir de 2035. Quanto aos híbridos plug-in, só deverão ser considerados veículos de baixas emissões até 2030.

Ora, também em julho o Conselho Internacional de Transportes Limpos (ICCT, na sigla original) emitiu um relatório a comparar as emissões entre estes dois tipos de veículo.

Embora à data da publicação ainda não fossem conhecidas as mais recentes conclusões do IPCC sobre as alterações climáticas, é indiscutível o papel do setor do transporte em limitar o aumento da temperatura global.

As projeções do ICCT mostram que os esforços para limitar o aquecimento do planeta a 1,5 ºC devem implicar uma redução das emissões geradas pela combustão e produção de combustíveis e eletricidade para o transporte em pelo menos 80 por cento até 2050, e que a fatia maioritária dessa redução terá de vir dos veículos de passageiros. (...)

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº129 jul/ago 2021

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.