Parque das Serras do Porto investe 3,6ME em intervenções na floresta até 2027

  • 06 outubro 2022, quinta-feira
  • Solos

A Associação de Municípios Parque das Serras do Porto vai realizar, até 2027, um conjunto de intervenções na floresta, desde plantação de árvores à gestão de matos com cabras sapadoras, num investimento de 3,6 milhões de euros.

O projeto “Life Serras do Porto”, com uma duração de cinco anos, tem um custo total de 3,6 milhões de euros, 2,1 dos quais financiados pela Comissão Europeia, adiantou a associação em comunicado.

Em causa está um território de cerca de seis mil hectares, que abrange as serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores, Santa Iria e Banjas, nos concelhos de Gondomar, Paredes e Valongo, no distrito do Porto.

Assim, no âmbito deste projeto, prevê-se a intervenção em 423 hectares de área florestal e ripícola, incluindo controlo de espécies exóticas e invasoras, plantação de 160 792 árvores e arbustos autóctones e manutenção de continuidade, explicou.

Além disso, o projeto estima a realização de ações demonstrativas de adaptação em 12 hectares de área agrícola, a instalação de um apiário pedagógico e a gestão de matos com recurso a cabras sapadoras, salientou.

O recurso a soluções de base natural e a técnicas de bioengenharia para aumentar a retenção de água no solo e melhorar as margens ribeirinhas e a constituição de uma equipa operacional para trabalhos complementares de silvicultura são outras das atividades previstas.

A associação pretende ainda dinamizar atividades para escolas, famílias e população em geral, produzir materiais pedagógicos e de disseminação e promover a participação cidadã através do voluntariado.

“O Life Serras do Porto tem como temática nuclear a floresta e contempla um conjunto integrado de intervenções com um elevado impacte positivo na paisagem e nos ecossistemas, além de ações de monitorização, divulgação, sensibilização e envolvimento cívico”, sublinhou.

Na nota informativa, a Associação de Municípios Parque das Serras do Porto sustentou ter vindo a investir de forma significativa em estudos, intervenções de melhoria ecológica de habitats e de expansão da floresta nativa, divulgação e sensibilização, promoção de parcerias, redes de cooperação e envolvimento cívico, assim como em usufruto sustentável e turismo de natureza.

O que, acrescentou, “já é bem visível no terreno e nas dinâmicas instaladas”.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.