Os custos da energia – preços em alta, incertezas também

  • 31 agosto 2022, quarta-feira
  • Energia

Gás Natural

Quando, no início deste ano de 2022, se supunha que a vaga altista dos preços internacionais do gás natural iria estabilizar e, logo em seguida, baixar para valores mais suportáveis, todos estavam demasiado otimistas.

No início de 2021, os preços do gás natural situavam-se à volta de 20 eur/MWh; no início de 2022, a perspetiva era uma estabilização na faixa dos 50 eur/MWh, deixando para trás cotações diárias perto de 100 eur/MWh e “picos” que chegaram a ultrapassar os 200 eur/MWh.

Sabemos hoje que essa expectativa não irá verificar-se; a instabilidade dos mercados, as ameaças de cortes de fornecimento e as movimentações dos diferentes países para reduzir as suas incertezas são, agora, a realidade que temos de enfrentar.

A evolução das cotações internacionais do gás natural nos últimos 12 meses demonstra bem a instabilidade deste mercado.

Numa perspetiva mais próxima, será interessante refletir sobre as expectativas de preços no mercado ibérico (MIBGÁS), embora com a limitação que um “instantâneo” sempre tem. (...)

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº135 jul/ago 2022

Jaime Braga

Engenheiro

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@industriaeambiente.pt

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.