Oito países concordam em multiplicar produção de energia eólica no Báltico

  • 05 setembro 2022, segunda-feira
  • Energia

Oito países europeus concordaram em multiplicar por sete, até quase 20 gigawatts, a produção de energia no mar Báltico em 2030, para reduzir a dependência energética da Rússia.

O acordo pretende ser uma “resposta” à invasão russa da Ucrânia através de uma cooperação energética mais coesa que apoie os esforços para “acabar com a dependência da Rússia de combustíveis fósseis ‘o mais rápido possível’ e contribuir para a neutralidade climática”, segundo uma declaração assinada em Copenhaga.

Os oito países signatários – Dinamarca, Alemanha, Polónia, Suécia, Finlândia, Lituânia, Letónia e Estónia – também reconhecem que o Báltico poderá produzir até 93 gigawatts de energia eólica em 2050.

“Todos nós partilhamos um grande potencial de energia eólica marinha, mas enquanto dependermos de combustíveis fósseis, estaremos vulneráveis”, disse a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, em conferência de imprensa, acompanhada pelos seus homólogos da Polónia, Finlândia e dos três países bálticos.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também esteve no encontro, salientando no final que a energia eólica pode ser um contributo “enorme” para a transição energética, embora o seu potencial só possa ser desenvolvido através da cooperação.

Ursula Von de Leyen já tinha anunciado, durante uma visita à Eslovénia, que a Comissão Europeia está a preparar uma “intervenção de emergência e reforma estrutural” do mercado da eletricidade para reagir à subida provocada pela elevada subida do preço.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.