Oito municípios do Porto batem recordes de reciclagem em 2021

Os oito municípios da Área Metropolitana do Porto servidos pela empresa intermunicipal Lipor enviaram cerca de 106.455 toneladas de resíduos para reciclagem, um aumento de 6,5 por cento em relação a 2020, provocando uma redução de lixo em aterro.

Os materiais são “provenientes da recolha seletiva porta a porta, da recolha de proximidade com contentores de acesso condicionado, dos ecopontos e ecocentros”, detalha o comunicado enviado da Lipor.

Foram recebidas, no Centro de Triagem e Plataformas de Valorização, 63.162 toneladas de embalagens de papel e cartão, vidro, embalagens de plástico e metal, esferovite, sucatas e tampas.

As restantes 43.293 toneladas dizem respeito a biorresíduos (resíduos alimentares e resíduos verdes) que foram tratados na Central de Valorização Orgânica.

Com estes números, verifica-se também o “decréscimo na produção de resíduos indiferenciado pelo segundo ano consecutivo, para 384.855 toneladas (-2,4 por cento que em 2020), do qual somente 1,2 por cento da produção total, foi depositado em aterro”.

“Estes valores são fruto do forte investimento e da aposta que a Lipor e os municípios associados têm desenvolvido, com vista a maximizar e incrementar a quantidade de materiais a valorizar”, destacou a empresa.

Através da reciclagem de papel e cartão, plásticos, vidro e metais, a produção de composto orgânico e a energia elétrica exportada, foi possível reduzir as emissões para a atmosfera “na ordem das 104,326 toneladas de tCO2, o que representa o sequestro florestal de mais de 10,4 milhões de árvores”.

“A Lipor conseguiu, em pouco mais de 20 anos, criar um Sistema de Valorização e Tratamento de resíduos, com parâmetros ambientais de excelência internacional, que eliminou todas as lixeiras da região, reduziu o envio de resíduos para aterro a valores mínimos, assim valorizando praticamente cem por cento dos seus resíduos, elevando a qualidade de vida de mais de um milhão de habitantes do Grande Porto”, realçou o comunicado.

Esta empresa é responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos municípios de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.