Obras da ETAR no concelho de Santiago do Cacém custam 3,5ME

  • 14 abril 2023, sexta-feira
  • Água

Imagem: Acciona

As obras da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Ermidas-Sado, no concelho de Santiago do Cacém, distrito de Setúbal, arrancaram no final de março, representando um investimento de 3,5 milhões de euros.

Contactada pela agência Lusa, a Águas Públicas do Alentejo, entidade responsável pela obra, explicou que o contrato da empreitada foi assinado, em janeiro deste ano, com a empresa Acciona.

“Após esse período, o empreiteiro desenvolveu o projeto de execução” e iniciou os “trabalhos físicos no final de março”, avançou a empresa, que integra o Grupo Águas de Portugal.

Por sua vez, a Acciona, em comunicado divulgado, avançou que a futura unidade, que estará concluída no final de 2023, “atenderá uma população equivalente a 4 100 habitantes”.

A empreitada prevê a construção de “uma linha de tratamento biológico pioneira que inclui pré-tratamento e um tanque de laminação”, explicou.

Isto vai permitir reduzir “a área de superfície da planta e, por sua vez, o impacto visual e ambiental” da unidade.

“Este é o primeiro tratamento biológico destas características que a Acciona utiliza em Portugal”, revelou a empresa, acrescentando que a empreitada prevê ainda a instalação de “um sistema de redução de odores por meio do uso de um biofiltro de alto desempenho”.

Segundo a Acciona, “50 por cento da água tratada é de origem industrial, eliminando contaminantes da água para devolvê-la ao meio ambiente sem causar impacto ambiental negativo”.

Para o presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, citado num comunicado, trata-se de uma “obra de extrema importância”, uma vez que a atual ETAR “já não reúne as condições hoje exigidas”.

Esta empreitada representa um investimento “significativo” na área do saneamento no município.

A construção da ETAR de Ermidas-Sado tem financiamento assegurado através do Programa COMPETE, ao abrigo da iniciativa REACT-EU (Assistência de Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa), no valor de dois milhões de euros.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.