Novas tarifas de gás natural já em vigor

As tarifas e preços de gás natural regulados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, aprovadas a 31 de maio, entraram em vigor a 1 de outubro e serão válidas até setembro de 2020. O período de vigência das tarifas foi alterado no início do ano, em consequência da harmonização europeia do período de vigência das tarifas.

Com as alterações agora aprovadas, as tarifas de acesso às redes para baixa pressão com consumo inferior a 10 mil metros cúbicos por ano diminuem 6,8 por cento. Já a baixa pressão com consumo superior a 10 mil metros cúbicos por ano diminui 21,9 por cento. A média pressão sofre uma diminuição de 24,8 por cento e a alta pressão de 26,2 por cento.

Estas variações resultam das revisões em baixa das taxas de remuneração aplicadas às infraestruturas do Sistema Nacional de Gás Natural, da maior exigência imposta aos custos de exploração das atividades reguladas através das metas de eficiência mas também do aumento da procura.

As tarifas transitórias de venda a clientes finais com um consumo anual de gás natural inferior ou igual a 10 mil metros cúbicos diminuem 2,2 por cento. Os consumidores com a tarifa social beneficiarão de um desconto de 31,2 por cento sobre as tarifas transitórias de venda a clientes finais.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.