Nova ETAR de Braga vai custar 30 ME e estará pronta em finais de 2023

  • 09 novembro 2022, quarta-feira
  • Água

A empresa municipal de Braga Agere recebeu a 8 de novembro luz verde do Tribunal de Contas para consignar, por 30 milhões de euros, a empreitada de construção da nova estação de tratamento de águas residuais (ETAR) do concelho.

Em comunicado, a Agere acrescentou que a empreitada, que inclui a construção da ETAR e do emissário que transportará o efluente até à estação, deverá estar concluída em finais de 2023.

“O investimento visa o reforço do Sistema de Tratamento de Águas Residuais do Município de Braga e, consequentemente, contribuir para a melhoria da qualidade das massas de água”, referiu a empresa municipal.

Para a Agere trata-se de um investimento “prioritário” que permitirá aumentar a resiliência do Sistema Cidade de Braga e reforçar substancialmente a capacidade de tratamento instalada.

A empreitada permitirá ainda a divisão dos caudais de descarga em duas bacias hidrográficas (Cávado e Ave), mantendo-se, no entanto, a interligação entre os sistemas, o que permitirá “corrigir definitivamente os problemas atuais existentes”.

A nova ETAR terá capacidade de tratamento dos efluentes de cerca de 200 mil habitantes equivalentes, e, segundo a Agere, “irá eliminar as atuais descargas indevidas, constituindo, em conjunto com a ETAR de Frossos, a garantia de capacidade de tratamento e de descarga necessárias para o cumprimento da Diretiva Águas Residuais Urbanas no respetivo sistema”.

“Com esta nova ETAR serão obtidos elevados benefícios ambientais e de saúde pública”, sublinhou a empresa.

O investimento será comparticipado por fundos comunitários em nove milhões de euros e “será realizado sem qualquer repercussão no tarifário da empresa” nos próximos anos.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.