Lançado concurso para nova ETAR de Braga por 30 milhões

  • 20 abril 2021, terça-feira
  • Água

Atualizado a 22 de abril

O concurso público internacional para a construção da nova estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Braga foi lançado por 29.651.705 euros.

Em comunicado, a empresa municipal Agere informou que se trata de um investimento “prioritário”, porque permite aumentar a resiliência do Sistema Cidade de Braga, bem como o reforço substancial da capacidade de tratamento instalada.

Este investimento também permitirá a divisão dos caudais de descarga em duas bacias hidrográficas (Cávado e Ave), permitindo “corrigir definitivamente os problemas atuais existentes”.

A nova ETAR terá capacidade de tratamento dos efluentes de cerca de 200 mil habitantes, pelo que “irá eliminar as atuais descargas indevidas, constituindo em conjunto com a ETAR de Frossos, a garantia de capacidade de tratamento e de descarga necessárias para o cumprimento da Diretiva Águas Residuais Urbanas no respetivo sistema”.

Com esta nova ETAR, serão obtidos “elevados benefícios ambientais e de saúde pública”, lê-se ainda no comunicado.

A Agere referiu, no mesmo documento, que a ETAR de Frossos “atingiu já o seu horizonte de projeto, quer ao nível de caudais como de cargas poluentes, tendo-se inclusive superado, em determinados períodos, as condições de dimensionamento”.

“Apesar dos elevados investimentos de ampliação e reabilitação realizados na ETAR de Frossos ao longo dos últimos sete anos (três milhões de euros), esta apresenta, nas atuais condições de afluência, sérias limitações operacionais”.

As candidaturas ao concurso público podem ser apresentadas até 22 de maio e os concorrentes são obrigados a manter as respetivas propostas por 180 dias a partir dessa data. O prazo de execução do contrato é de sete anos, o critério de adjudicação é a relação qualidade/preço e vão ser usados critérios ambientais.

Consulte o anúncio em https://dre.pt/application/conteudo/161902426

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.