Mobilidade na AMP: O Contributo do TIP

O TIP e a sua Evolução

O Transportes Intermodais do Porto [TIP] é um Agrupamento Complementar de Empresas [ACE] criado em 2002 pela Comboios de Portugal [CP], Sociedade de Transportes Coletivos do Porto [STCP] e Metro do Porto [MP], tendo como objeto a definição de uma estrutura tarifária e um sistema de bilhética comum para a Área Metropolitana do Porto [AMP] e a correspondente gestão da receita.

A constituição deste ACE ocorreu em momento imediatamente anterior à entrada em serviço do Metro do Porto, visando implementar um sistema intermodal comum a todas as empresas de transporte coletivo, facilitando aos clientes a utilização do transporte público, e permitindo também a reformulação das redes dos operadores rodoviários, evitando redundâncias excessivas com o sistema de metro ligeiro e promovendo as complementaridades desejadas.

Neste quadro, em janeiro de 2003, em simultâneo com o início da operação comercial do Metro do Porto, foi lançado o Sistema Intermodal Andante [SIA], que estabelecia um sistema de bilhética e um tarifário comum, válido nas linhas dos operadores aderentes.

João Marrana

Administrador Delegado

Transportes Intermodais do Porto

Artigo publicado na edição nº111 da IA

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.