Mercado livre de eletricidade com aumento de 2,8 por cento

O mercado livre de eletricidade contava, em agosto, com 5,2 milhões de clientes, o que representa um crescimento líquido de cerca de 13,1 mil clientes face a julho e de 2,8 por cento em relação ao período homólogo anterior.

Os dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) mostram também uma redução no consumo de 16 GWh de julho para agosto de 2019, embora haja um acréscimo de 0,9 por cento face ao consumo no período homólogo.

A quase totalidade dos grandes consumidores está no mercado livre, enquanto os clientes domésticos representavam, em agosto, cerca de 86 por cento do consumo total do segmento (face aos 84,8 por cento do período homólogo anterior).

No que respeita à quota de mercado, a EDP Comercial mantém a liderança em número de clientes (79 por cento) e em consumo (42 por cento). Ainda assim, a quota de clientes diminuiu 0,2 pontos percentuais desde julho. A liderança no segmento de clientes industriais coube à Endesa, com 27,7 por cento, com uma redução de quota de 0,3 pontos percentuais. O segmento de grandes consumidores é liderado pela Iberdrola, com 29 por cento, sendo que neste caso a quota foi mantida entre julho e agosto.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.