Menos de metade das albufeiras com mais de 80% de água em junho

  • 02 julho 2021, sexta-feira
  • Água

Vinte e seis das 57 albufeiras monitorizadas tinham, no final de junho, disponibilidades hídricas superiores a 80 por cento do volume total, enquanto quatro apresentavam valores inferiores a 40 por cento, de acordo com os dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

No último dia do mês de junho, comparativamente com o mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em duas bacias hidrográficas e uma descida em dez.

As bacias do Barlavento (28,7 por cento), Mira (48 por cento) e Lima (57,9 por cento) apresentavam, no final de junho, menor disponibilidade de água.

Segundo dados do SNIRH, as bacias do Mondego (89,7 por cento), Ave (82,9 por cento), Guadiana e Tejo (82,6 por cento), Douro (79,9 por cento), Cávado (79,3 por cento), Oeste (76,8 por cento), Arade (69,4 por cento) e Sado (62,9 por cento) tinham os níveis mais altos de armazenamento no final de junho.

Os armazenamentos de junho de 2021 por bacia hidrográfica apresentam-se superiores às médias de armazenamento de junho (1990/91 a 2019/20), exceto para as bacias do Lima, Mira e Ribeiras do Algarve.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.