Mecanismos de sustentabilidade no imobiliário

  • 07 outubro 2024, segunda-feira
  • Gestão

A atividade do sector imobiliário tem impactes no ambiente e na sociedade. É uma atividade que consome recursos, tem associadas emissões de CO2 e produção de resíduos.

Integrar a sustentabilidade neste sector significa planear, projetar, construir, reformar e administrar propriedades residenciais, turísticas e comerciais de forma a minimizar os efeitos desta atividade no ambiente e na sociedade. 

No caso particular da gestão de ativos da Vilamoura Lusotur SIC, há ainda a acrescentar o facto de o Algarve ser uma área afetada pela escassez hídrica, onde o consumo e a gestão da água são um fator obrigatório a ter em consideração na gestão de ativos. 

Por este motivo, são adotadas algumas das medidas especificadas para redução de consumos e racionalização da utilização dos recursos hídricos na região, constantes na Resolução do Conselho de Ministros n.º 80/2024 de 21/06, tais como a previsão da reutilização (...)

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº147 jul/ago 2024, dedicado ao tema 'A Construção e o Ambiente'

Autor Paulo Patrocínio Reis, Head of Planning, Vilamoura, NORFIN

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.