Mais de 4M de contadores inteligentes instalados até ao momento

  • 02 fevereiro 2022, quarta-feira
  • Energia

A E-REDES ultrapassou quatro milhões de contadores inteligentes de luz até ao momento, cobrindo dois terços dos clientes em Portugal continental, estando 3,1 milhões já em telegestão.

A informação foi divulgada em comunicado pela E-REDES, antiga EDP Distribuição, que aponta que estes contadores permitem a “recolha de dados automática, dispensando os consumidores do envio de leituras e possibilitando a emissão de faturas, por parte dos comercializadores, sem recurso a estimativas ou acertos”.

A E-REDES acrescentou que com o parque instalado em 2021 foi possível “evitar a emissão de mais de 1,6 milhões de toneladas de CO2”.

“Esta realidade implica ainda benefícios para os comercializadores e empresas de serviços energéticos, que poderão oferecer aos clientes serviços e planos de preços adaptados aos perfis e necessidades de consumo, constituindo um elemento fundamental da transição energética”, sublinhou a empresa, em comunicado.

No início do ano passado, o presidente do Conselho de Administração da empresa, ao anunciar que a E-REDES tinha já instalado 3,2 milhões de contadores inteligentes, manteve a meta de conclusão do processo até ao final de 2024.

O responsável apontou, então, que a intenção é “ter cem por cento [de contadores inteligentes instalados] até ao final de 2024”, lembrando, no entanto, que se trata de “um processo muito exigente” para substituir todos os contadores antigos.

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) disse, em agosto de 2021, que mais de 52 por cento dos clientes de eletricidade em baixa tensão tinham, no final do ano anterior, um contador inteligente.

A instalação de contadores inteligentes aplica-se aos consumidores de eletricidade em baixa tensão – com potência contratada até 41,4 quilovoltampere, que se destina tipicamente a clientes residenciais, lojas, escritórios e pequenas empresas – e, segundo a ERSE, decorre em ritmos diferentes nos vários operadores de redes de distribuição no país.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.