Maior projeto de dessalinização por osmose inversa abre em 2022

  • 24 março 2021, quarta-feira
  • Água

As empresas Emirates Water and Electricity Company (EWEC) – uma subsidiária da Abu Dhabi Power Corporation – e ACWA Power – que desenvolve, investe e opera estações de produção e dessalinização de água da Arábia Saudita – confirmaram a construção da maior estação de dessalinização por osmose inversa do mundo.

A nova estação estará localizada no complexo de dessalinização de água e energia de Taweelah em Abu Dhabi, e tem conclusão prevista para 2022. O projeto custará aproximadamente 730 mil milhões de euros.

“Estamos muito satisfeitos em anunciar que nossas metas financeiras foram cumpridas e que esta nova iniciativa já pode ser iniciada. Essa estrutura financeira é uma prova da qualidade a nível mundial da estação, que abrirá o caminho para os futuros desenvolvimentos que contribuirão para um setor de água e energia mais eficiente e sustentável no país”, disse o CEO da EWEC, Othman Al Ali.

Para o CEO da EWEC, esta estação de dessalinização por osmose inversa apoia a visão dos Emirados Árabes Unidos em reduzir as emissões de dióxido de carbono, enquanto reduz significativamente o consumo de gás, dissociando a produção de energia e água das estações de inverno e verão.

A estação de Taweelah, que fornecerá 909.200 metros cúbicos por dia, estabelecerá novos padrões de referência para o seu tamanho, eficiência e custo de água produzida.

A instalação de dessalinização será suficiente para atender à procura de água de mais de 350 mil famílias. Um dos principais fatores para a adoção da osmose inversa em vez da dessalinização térmica é a maior eficiência energética que ela oferece.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.