Lousada investe 2ME em saneamento para servir 600 alojamentos

  • 11 abril 2023, terça-feira
  • Água

O Município de Lousada anunciou que está a concluir a construção de um coletor de saneamento básico que vai servir 600 alojamentos, compreendendo 530 ramais de ligação, num investimento de quase dois milhões de euros.

A intervenção no coletor compreende cerca de 20 quilómetros de extensão, o que vai permitir, segundo aquela autarquia do distrito do Porto, concluir a rede de drenagem de águas residuais em diversos aglomerados habitacionais.

A obra está orçada em 1 988 349,63 euros, tendo um financiamento da União Europeia de 826 307,56 euros, fruto de candidatura ao POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

A empreitada consiste na instalação de infraestruturas para drenagem de águas residuais em Nespereira, Casais, Cernadelo, São Miguel, Santa. Margarida, Silvares, Pias, Nogueira, Alvarenga, Cristelos, Boim, Ordem, Caíde de Rei, Lodares, Aveleda, Meinedo, Vilar de Torno e Torno.

“Com estas intervenções pretende-se sobretudo a extensão do serviço de saneamento à população ainda não servida, melhorar as condições de qualidade de vida das populações locais, dotando-as de infraestruturas de drenagem de águas residuais, capitalização de investimentos anteriormente efetuados, aumento da população servida pelo sistema de drenagem de águas residuais e também da qualidade de vida e a redução de risco para a saúde humana da população das freguesias intervencionadas”, lê-se em comunicado divulgado pelo município.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.