LIPOR vai construir nova unidade de triagem de embalagens

A LIPOR lançou dois concursos públicos que visam a construção e montagem de uma nova unidade de triagem de embalagens plásticas e metálicas e a montagem de uma linha de granulação de composto para a agricultura nacional. O investimento total é de 7.775.000 euros.

Mesmo sem ainda ter qualquer garantia de Apoios de Fundos Comunitários para os Projetos de Investimentos, agora em concurso, o presidente do Conselho de Administração da LIPOR, Aires Pereira, manifestou confiança nas decisões do ministro do Ambiente e dos responsáveis pela administração dos Fundos Comunitários.

“Acredito que as Autoridades nacionais sabem bem que a Lipor não para, nem irá parar, e que este esforço de forte Investimento vai criar riqueza para o País, emprego, mais 30 técnicos e operários, e ajuda em dois importantes eixos da Estratégia do Governo, a promoção da Economia Circular e a descarbonização”, afirmou Aires Pereira, em comunicado divulgado.

O presidente da LIPOR mostrou-se ainda satisfeito por os cidadãos da região do Grande Porto continuarem a reciclar cada vez mais embalagens: “Quando a reciclagem de fevereiro, para abril, cresce cerca de 12%, em peso, muito mais em volume, a nossa resposta só poderia ser a de avançar rapidamente com novos Investimentos, para respondermos adequadamente às BOAS PRÁTICAS dos Cidadãos”, acrescentou o responsável.

O concurso que visa a requalificação, incluindo o fornecimento e montagem dos equipamentos, para aumento de capacidade da linha processual de triagem de resíduos de embalagens, a instalar na designada Plataforma Interior da LIPOR, tem o valor base de 5.975.000 euros.

As candidaturas podem ser apresentadas até 15 de julho e os concorrentes são obrigados a manter as respetivas propostas por 90 dias a contar dessa data.

Já o concurso lançado com o intuito de proceder ao fornecimento e à montagem de uma linha de granulação do composto produzido na Central de Valorização Orgânica tem o valor base de 1.800.000 euros. Em ambos os casos, o critério de adjudicação é a relação qualidade/preço.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.