LIPOR desenvolve projeto para recuperar metais das escórias

A LIPOR anunciou que está a realizar um ensaio em grande escala, na Maia, para aferir com segurança que teor de metais é possível recuperar das escórias produzidas pelo processo de incineração de resíduos urbanos com valorização energética.

No âmbito deste trabalho de investigação, cujo ensaio físico decorreu entre 21 de janeiro e 9 de fevereiro, foram processadas 10.700 toneladas de escórias.

Foi realizada uma parceria entre três entidades – LIPOR, empresa inglesa de valorização de metais não ferrosos e empresa dinamarquesa de equipamentos móveis de remoção de metais – e à LIPOR (Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto) coube o financiamento de 20 mil euros.

O valor resultante da venda dos metais em Inglaterra, estimado em cerca de 55 mil euros, cobrirá os restantes custos de operação e tratamento deste ensaio pelas duas empresas envolvidas.

A empresa esclareceu que “o material resultante está a ir para Inglaterra para ser processado numa empresa da especialidade que irá fazer a caracterização de metais não ferrosos”, esperando ter resultados dentro de 30 dias.

Esta investigação já permitiu à LIPOR desenvolver tecnologias distintas com escórias micronizadas: eco-cimento e material compósito (recentemente premiado pelo Red Dot Award).

Em condições normais, os metais não ferrosos recuperados resultantes deste ensaio tinham como destino final o aterro sanitário.

Com este projeto, a LIPOR considera que segue “as melhores práticas internacionais praticadas, por exemplo, em Inglaterra e na Dinamarca, onde as escórias, após tratadas, têm potencial de valorização e são usadas, nomeadamente, no setor da construção”.

Após esta fase de teste, a empresa vai passar à fase de industrialização, com “o objetivo de dar mais um passo no caminho de uma economia circular”.

O processo de incineração de resíduos urbanos com valorização energética da LIPOR produz cerca de 20 por cento de escórias, um total de 70 mil toneladas por ano.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.