European City Facility realiza-se até 2022 em 4 calls

A OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste está a promover um webinar de lançamento da European City Facility (EUCF) e da primeira chamada de candidaturas ao financiamento de projetos em eficiência energética e energias renováveis.

Esta iniciativa, criada no âmbito do programa de investigação e inovação da União Europeia (UE) Horizonte 2020, consiste “num instrumento ágil e simplificado de apoio à consultoria financeira e administrativa, a ser concedido a cerca de 200 entidades candidatas”, lê-se em comunicado divulgado.

A EUCF financiará o desenvolvimento do “conceito de investimento” de projetos em eficiência energética e energias renováveis, através de um apoio no valor de 60 mil euros. Este financiamento ajudará a suportar custos associados à assessoria técnica, legal, financeira, auditorias energéticas, estudos de viabilidade, análise de mercado, entre outros.

Esta iniciativa é dirigida a todas as autoridades locais, agrupamentos de municípios e comunidades regionais dos 27 Estados-membros da EU e no Reino Unido que disponham de um plano de ação para a sustentabilidade energética e que tenham o apoio do representante do governo local.

O principal objetivo da EUCF “é o de facilitar a subsequente mobilização de investimentos locais em ações de eficiência energética e energias renováveis”.

A primeira chamada acontece entre 25 de maio e 2 de outubro 2020, sendo que os resultados da avaliação das candidaturas serão divulgados em dezembro.

A participação no webinar de lançamento da EUCP carece de inscrição, podendo ser efetuada através do formulário disponibilizado online.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.