Lançado projeto para monitorizar ruído submarino

O WavEC Offshore Renewables apresentou uma iniciativa para monitorizar o ruído submarino em águas portuguesas, recolhendo e divulgando informação sobre a poluição sonora e o seu impacto no ambiente marinho.

O projeto jUMP, que iniciou este ano e terá uma duração de dois anos, tem como principal objetivo a recolha de dados acústicos, a calibração de modelos acústicos e atividades de difusão e debate com entidades interessadas e o público em geral.

A gestora de projeto e investigadora em bioacústica marinha no WavEC, Erica Cruz, referiu que esta é a primeira iniciativa a nível nacional inteiramente dedicado ao tema do ruído. “Pretende-se que o jUMP sirva também como ferramenta de apoio na implementação da Diretiva-Quadro Estratégia Marinha em Portugal”, acrescentou a investigadora.

Para atingir os objetivos traçados, o projeto jUMP está organizado em seis áreas de trabalho, que consistem na gestão e coordenação do projeto; inventário de informação; monitorização de ruído submarino: snapshots (medições pontuais em locais selecionados das águas continentais); desenvolvimento de uma ferramenta de modulação; monitorização de ruído submarino em Portugal: definição de desafios e perspetivas; e atividades de sensibilização, disseminação e comunicação.

Esta iniciativa, que conta com um investimento total de 167 mil euros, dos quais 149 mil são financiados pelo Fundo Azul, é coordenada pelo WavEC e conta com nove parcerias: Instituto Universitário, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Administração do Porto de Aveiro, Museu da Baleia da Madeira, IN2SEA - Inovação no Mar, Fórum Oceano - Associação da Economia do Mar, Oceans-on e QUERCUS.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.