Investimento de 5 ME para produzir painéis solares e baterias de lítio em Moura

Um investimento de cerca de cinco milhões de euros vai permitir a reabertura da antiga fábrica de painéis solares de Moura, no distrito de Beja, e criar “mais de 40” novos postos de trabalho.

A unidade irá começar a produzir painéis solares fotovoltaicos flexíveis e baterias de lítio de alta temperatura, num projeto desenvolvido pelo grupo português Lux Optimeyes Energy.

O investimento total está avaliado em cerca de cinco milhões de euros, contando com uma comparticipação comunitária, através do programa operacional regional Alentejo 2020, na ordem de 2,96 milhões de euros.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Moura reconheceu ser um momento importante para o concelho, “por ser um projeto consistente” de um investidor que quer “fazer um caminho sustentado e, acima de tudo, com competência e tecnologia inovadora”.

“E para nós preconiza esse grande objetivo que traçámos no início do mandato, que era devolver o investimento privado ao concelho de Moura e termos investimento neste domínio que fosse consistente”, acrescentou Álvaro Azedo.

O autarca estimou que a fábrica poderá entrar em funcionamento “até final do ano”, tendo a expetativa que seja um projeto “para ficar muitos anos” em Moura.

“O investidor até concorreu à obtenção de um lote municipal mesmo em frente da atual fábrica”, revelou Álvaro Azedo, considerando esta “a maior garantia” que a autarquia tem de que grupo Lux Optimeyes Energy “veio para Moura para ficar”. Caso contrário, “não estaria a acautelar o futuro adquirindo um lote na zona industrial de Moura”, reforçou.

A nova unidade industrial irá permitir a criação de mais de 40 postos de trabalho diretos em Moura, na maioria para antigos colaboradores da MSF. “São pessoas que já têm algum ‘know how’, experiência e conhecimento”, vincou o presidente da câmara municipal.

O projeto prevê ainda a criação de 200 postos de trabalho indiretos na promoção, venda, desenvolvimento e instalação das soluções a fabricar.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.