Inaugurada Central Fotovoltaica de Paderne com investimento de 18ME

  • 13 setembro 2022, terça-feira
  • Energia

Um investimento de 18 milhões de euros permitiu a construção de uma central fotovoltaica em Paderne, no concelho de Albufeira, que terá uma potencia instalada suficiente para abastecer “mais de oito mil habitações”, anunciaram os promotores.

O parque solar montado pela NextEnergy Capital e pela Frequent Summer “é composto por 39 564 painéis, com uma potência instalada de 17,4 megawatts-pico”, ocupa “uma área de 28 hectares no concelho de Albufeira” e foi hoje inaugurado, perto da localidade algarvia de Paderne.

A cerimónia contou com a presença do diretor da NextEnergy Capital, Filinto Martins, e do representante da Frequent Summer, Rogério da Ponte, assim como do presidente da Câmara de Albufeira, José Carlos Rolo, tendo os promotores destacado a “capacidade de produção anual de 29,6 gigawatt-hora de energia elétrica”, que irá “permitir abastecer mais de oito mil habitações”.

Por outro lado, destacaram, o projeto conta também com uma componente ambiental, ao “evitar a emissão de 9 620 toneladas de CO2 por ano”.

“Portugal é um país com um elevado potencial de crescimento no que diz respeito à produção de energia solar. A Central Fotovoltaica de Paderne reflete este cenário e mostra a aposta da NextEnergy neste tipo de investimentos”, afirmou Filinto Martins.

A mesma fonte acrescentou que, com este investimento de 18 milhões de euros, “a empresa não só reforça a sua presença global, através da concretização de mais este projeto em Portugal, como contribui para o desenvolvimento económico e sustentável da região do Algarve”.

O presidente da Câmara de Albufeira, José Carlos Rolo, considerou que o concelho já tinha “falta de um investimento desta natureza” e destacou a importância do parque solar para “dar cobertura a oito mil fogos” de habitação.

O autarca sublinhou que a energia solar “não polui, é renovável, limpa e silenciosa” e permite trazer para o concelho “um bem maior” em termos ambientais, quando a sociedade se confronta “com diversas áreas de combate, como a crise económica e as alterações climáticas, cujas repercussões vão da alimentação às dinâmicas sociais”.

“Devido à elevada exposição solar, o Algarve apresenta condições meteorológicas únicas para o estabelecimento de uma central fotovoltaica, para além de ser uma região que já tem conhecimento, capacidade instalada e recursos humanos preparados para desafios e investimentos como este”, justificou o representante da Frequent Summer, Rogério da Ponte.

A mesma fonte salientou que, “por todas essas razões, a estratégia da Frequent Summer vai passar não só por esta central, mas também por outros projetos ainda em desenvolvimento”.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.